segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Gravidez na adolescência


Denomina-se gravidez na adolescência as gestações ocorridas em jovens de até 21 anos que se encontram, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.
Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passa pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.
Diante disso cabe nos perguntar: por que isso acontece? O mundo moderno, sobretudo no decorrer do século vinte e início do século vinte e um vem passando por inúmeras transformações nos mais diversos campos: econômico, político, social.

Um comentário:

  1. Quer que eu dê detalhes de como isso acontece?!
    Falta de informação, não é. Acredito que seja a capacidade que todo adolescente tem, de sentir-se superior, achar que aquele fato não se tornará verdade na vida dele(a), juntando isso com a irresponsabilidade e o descuido...dar-se por finda, a gravidez não planejada, não desejada e muitas vezes interrompida.

    ResponderExcluir