segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Moda e estética para adolescentes


A moda na adolescência é, em geral, característica de cada cultura e, muitas vezes, denota a vontade dos jovens em se mostrarem diferentes dos adultos. Nos primeiros anos do século XXI, muitos rapazes passaram a usar camisetas (ou camisas pólos) combinadas com jeans largas e postas para baixo mostrando as suas cuecas boxer. As garotas usam roupas mais apertadas e curtas do mesmo gênero pois assim sentem-se diferentes. Como calçado, a opção são os tênis (a maioria para meninos) e salto alto para meninas assim, podem ser mais elegantes e dentro da moda.

A procura por cirurgias plásticas aumentou consideravelmente nos últimos anos e atrai cada vez mais o público jovem. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entre setembro de 2007 e agosto de 2008, foram realizadas aproximadamente 629 mil plásticas estéticas em todo país, todas por profissionais especializados. As plásticas em adolescentes - entre 14 e 18 anos - representam pelo menos 13% desse total, ou seja, mais de 100 mil jovens se submeteram a algum tipo de intervenção estética no período analisado.

Entre os motivos que levam ao aumento da procura dos jovens pela cirurgia plástica estão a valorização da estética, o desenvolvimento de novas técnicas, que faz com que a recuperação e o ato cirúrgico sejam mais seguros, e a "necessidade" que o jovem tem de se enquadrar aos padrões estéticos predominantes na sociedade.

É preciso considerar que a adolescência é um período marcado por diversas mudanças psicológicas, físicas e comportamentais. Daí a importância de se procurar o cirurgião plástico, pois ele é capaz de detectar as reais motivações que levam os jovens a procurar pela cirurgia. É fundamental que o profissional avalie a maturidade emocional e física do paciente, e explique a ele todos os passos da cirurgia, assim como possíveis complicações que podem advir da cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário